Carregando...

Notícias

Notícia

Alerta de Golpe! Quadrilhas utilizam o nome de contadores para roubos e fraudes

O CFC alerta que quadrilhas estão mirando em profissionais da contabilidade e MEI para aplicar golpes envolvendo a Decore.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alerta que quadrilhas estão mirando em profissionais da contabilidade e microempreendedores individuais (MEI) para aplicar golpes envolvendo a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

O golpe começa com o recebimento de mensagens SMS ou de WhatsApp: o bandido utiliza nomes de instituições bancárias (geralmente, bancos digitais) e informa ao destinatário a disponibilidade de crédito. O receptor dessa mensagem, geralmente, é MEI e possui em seu cadastro na Receita Federal do Brasil (onde o telefone celular cadastrado como referência pode ser consultado por meio do cartão de CNPJ e da internet). A mensagem transmitida pelo golpista enfatiza que para a liberação do crédito é necessária a apresentação da “Decore registrada” ou “Decore eletrônica do CFC”, e os bandidos informam um “escritório de contabilidade” para emissão do documento.

Na maioria dos casos, o nome do escritório (ou do profissional da contabilidade) informado é real, mas utilizado de forma ilegal por terceiros sem conhecimento de seus proprietários legais. É possível que a quadrilha utilize inteligência artificial para pesquisar as informações dos destinatários com base em dados públicos da Receita Federal do Brasil (RFB).

Depois do PIX, o sumiço

Quando a vítima entra em contato com o possível escritório, os golpistas solicitam documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de endereço e outros). Logo em seguida, é enviado um documento que informa um valor superestimado de rendimentos mensais que proporcionará liberação de crédito, o que deixa a vítima encorajada, pois não precisará comprovar a renda. Porém, os golpistas solicitam um pagamento via transferência bancária, ou PIX.

Assim, após a efetivação do pagamento, ao tentar contato com a instituição bancária, a vítima não é mais atendida. E o mesmo acontece com o suposto escritório de contabilidade que emitiu uma falsa declaração. Por fim, a vítima fica sem a Decore e sem o crédito proposto.

Não caia nessa!

  • Nunca forneça seus dados pessoais e documentos para terceiros.
  • Nenhuma instituição financeira solicita pagamento de taxas ou depósitos como condição para liberação de crédito.
  • Fique atento aos links enviados por SMS e WhatsApp, nenhuma instituição bancária vai solicitar cadastro ou códigos por esses meios com essa finalidade.
  • Nunca fotografe ou filme o seu rosto para enviar a terceiros. Eles podem ser utilizados para desbloqueio de contas por biometria facial.
  • Ative sempre o fator de dupla verificação/autenticação dos seus aplicativos e dispositivos móveis.
  • Nunca forneça suas senhas ou números de cartão para terceiros.
  • Atente-se aos canais oficiais das instituições financeiras e compare com os enviados por SMS e WhatsApp.
  • Antes de contratar um contador ou técnico em contabilidade, consulte se ele tem registro e se está com a situação ativa, clique aqui.
  • Todas as Decores emitidas pelo sistema do CFC podem ser consultadas, clique aqui.

Caí no golpe. E agora?

  • Se o golpista usou dados do seu escritório de contabilidade ou se você enviou seus dados profissionais aos golpistas, é preciso realizar uma denúncia no CRCSC.
  • A denúncia deve ser feita com os fatos bem narrados e maiores detalhes, como: print de conversas, dados enviados e outros.
  • A vítima deve registrar com urgência uma ocorrência na Polícia Civil mais próxima da sua residência (ou de forma on-line) e no Ministério Público para que estas instituições possam investigar e tomar conhecimento dos fatos com as providências cabíveis.
  • Informamos que a Decore é emitida pelo sistema do próprio Conselho, e deve, obrigatoriamente, ser assinada com certificado digital pelo profissional da contabilidade que é o único apto para essa ação.